domingo, 8 de maio de 2011

Sódio e Exercício

Os minerais são micronutrientes indispensáveis ao organismo, pois atuam na regulação do metabolismo corporal, incluindo processos-chave no aproveitamento de energia e no rendimento físico. Neste contexto, alguns minerais são estudados mais detalhadamente e correlacionados à performance no exercício, sendo um dos mais citados o sódio.
Primeiramente, devemos esclarecer um ponto: sal e sódio, embora normalmente sejam usados como sinônimos, na realidade não o são. O sódio é um mineral presente nos alimentos assim como o cálcio, ferro, etc. Porém, apesar de ser constituinte da maioria de nossos alimentos, a maior fonte dietética de sódio é o sal de cozinha.
A controvérsia em torno do sódio para praticantes de atividade física gira em torno das recomendações. É comum ouvir o fato de que o excesso de sal na alimentação é prejudicial para quem tem problemas de pressão, inchaço ou de rins. Por outro lado, existe a evidência que o suor provocado pela prática de atividades físicas também elimina muito sódio e que indivíduos que praticam atividades devem repor adequadamente os minerais, principalmente sódio e cloreto, perdidos através da sudorese. Assim surge a dúvida: aumentar ou diminuir o consumo de sal?
Uma medida cautelosa e necessária é a avaliação do consumo de sódio em dieta padrão e averiguar se há necessidade de modificação na ingestão ou não. Normalmente, para os momentos onde não há prática de atividade física, não há necessidade aumentar o consumo sódio, podendo-se até reduzir o consumo desse nutriente. Já para os momentos durante e após a prática de atividades físicas, o consumo de sódio deve se fazer presente.
Para alguns indivíduos a simples reposição de água pode não ser suficiente porque a sudorese excessiva leva não só à deficiência de água, mas também de sódio. Para estescertamente a reposição de sódio e líquidos será o diferencial para lhe assegurar uma boa reidratação. No que se refere à reidratação, devemos levar em consideração a quantidade de líquidos perdidos durante a atividade. Se essa reposição não ocorrer, instala-se uma deficiência progressiva e significativa de sódio e água. Isto provoca uma hiper-irritabilidade de algumas terminações nervosas que podem proporcionar as contrações espontâneas dos músculos conhecidas como câimbras musculares. Contudo, é importante salientar que a deficiência de sódio não é a única responsável pelas cãimbras. O condicionamento físico inadequado, a fadiga e a deficiência de outros minerais como cálcio, magnésio e potássio também podem ocasionar câimbras e problemas neuromotores.
Muitos estudos têm sido propostos com a finalidade de pesquisar a necessidade da suplementação de minerais para atletas e esportistas, mas os dados ainda são inconsistentes e controversos. Em contraste com os macronutrientes (carboidratos, proteínas e lipídeos), consumidos em grandes quantidades, os micronutrientes devem ser ingeridos em pequenas quantidades. Assim, a maioria dos praticantes de atividade física não necessita de suplementação para aprimorar seu desempenho. O uso indiscriminado de minerais pode causar efeitos adversos ao organismo e comprometer a saúde e o rendimento de atletas.
Alimento (100g)
mg de Sódio
Medida Caseira
Peso (g)
Sal de cozinha
3550
1 colher de chá
6
Tablete de caldo de carne
1866
1 unidade
6

Nenhum comentário:

Postar um comentário